menu

BUSCAR PELO SITE

O surgimento do aço inox

O surgimento do aço inox

A invenção do aço inox ocorreu de modo experimental durante pesquisas e experimentos na Inglaterra. No ano de 1907, o inglês Harry Brearley trabalhava em um laboratório para as principais companhias de aço de Shiffield. Na época, os fabricantes de armas necessitavam de uma liga metálica mais resistente, uma vez que o cano das armas sofria extenso desgaste por conta da explosão interna dos gases. O pesquisador, então, deu início a diversas dosagens de misturas de metais, até notar que um determinado tipo de liga não sofria corrosão por oxigênio, isto é, não enferrujava jamais.

Benefícios do aço inox

Apesar de não ser o seu objetivo durante suas pesquisas, Brearley se interessou profundamente pela característica obtida e aprofundou seus estudos naquele tipo de material. Ao fim, chegou a conclusão que a combinação de aço com 12% de cromo (um tipo de ferro purificado e mais resistente), formava um material imune à oxidação, devido a proteção do óxido de cromo em torno do objeto que reveste, que impede que as camadas de aço se enferrujem.

Utilização do aço inox

Devido à sua característica de não oxidar, a aplicação do ano inox ocorre, principalmente, em laboratórios, ambientes hospitalares e químicos, onde há a necessidade de total insalubridade, assim como o descarte da possibilidade de contaminação. Por isso, a Jedox fabrica e disponibiliza diversos produtos em aço inox, de lixeiras de coleta seletiva a coletores de cigarros, para garantir o melhor custo benefício, resistência e qualidade aos seus clientes. Para maiores informações, mande uma mensagem para nossa equipe.